O primeiro-ministro britânico recebeu Luís Pitarma, o enfermeiro que cuidou do governante quando este esteve internado com Covid-19, em Downing Street. O português foi um dos profissionais de saúde que Boris Johnson recebeu no âmbito da celebração dos 72 anos do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.
O momento foi partilhado pelo governante nas redes sociais.
Boris esteve internado no St Thomas’ Hospital depois de ter contraído o novo coronavírus em abril, chegando a estar nos cuidados intensivos.
Quando teve alta hospitalar, o primeiro-ministro fez um agradecimento público à equipa médica que o salvou, nomeadamente a Luís Pitarma, o enfermeiro natural do Porto, que permaneceu durante 48 horas ao lado de Boris.
Explicou depois mais detalhadamente a intervenção fundamental de Luís e Jenny. "A razão pela qual o meu corpo começou a ter oxigénio suficiente foi porque a cada segundo da noite eles estavam a vigiar. E estavam a pensar e a cuidar e a fazer as intervenções de que eu precisava. É assim que eu sei que em todo o país, 24 horas por dia, a cada segundo de cada hora, há centenas de milhares de funcionários da NHS que estão a agir com o mesmo cuidado e precisão que a Jenny e o Luís", afirmou.
Na altura, Luís Pitarma disse ter ficado “comovido” quando o primeiro-ministro britânico agradeceu os cuidados prestados durante a hospitalização e descreveu como “surreal” o telefonema imediato do Presidente português.
“Não tenho palavras para descrever como me senti quando vi [o vídeo]. Deixou-me bastante comovido. Fiquei realmente surpreendido, mas muito feliz. Eu nunca pensei que teria um destaque assim. A mensagem do primeiro-ministro realmente veio do coração. Foi a mensagem mais honesta que eu já vi”, afirmou, num depoimento publicado pelo hospital St. Thomas.