José Carvalho Araújo, antigo treinador de David Carmo na formação do Sporting de Braga, vê a transferência do defesa para o FC Porto como “o desafio ideal” para que possa evoluir.
David Carmo é reforço do FC Porto até 2027. Em declarações a Bola Branca, José Carvalho Araújo destaca que o facto de continuar em Portugal é importante para o central “manter alguma estabilidade emocional”.
“As exigências serão outras, as competições em que estará envolvido serão outras, por isso acho que é o desafio ideal para a evolução do David enquanto jogador”, afirma.
A possibilidade de formar dupla com Pepe torna a oportunidade “ainda mais interessante” para o jovem central, nas palavras do antigo treinador. Ter ao lado alguém com a “experiência, percurso, foco e compromisso no trabalho” de Pepe será “brutal”. Também a seleção nacional, em dupla com Rúben Dias, será um objetivo.
“Era bonito e acredito que seja perfeitamente possível. São dois jogadores que se podem complementar e, com eles, podemos ter um eixo defensivo brutal na nossa seleção”, afirma, nesta entrevista à Renascença.
David Carmo troca o Braga pelo FC Porto a troco de 20 milhões de euros, mais 2,5 milhões em objetivos. Esses valores tornam o movimento a maior transferência de sempre entre clubes portugueses, um marco que “será motivo de grande motivação”.
José Carvalho Araújo trabalhou com Carmo, em Braga, entre 2015 e 2018. O treinador não acredita que os valores assustem o central, de 22 anos.
“Tem-se mostrado muito maturo nesse aspeto. Há que dar mérito ao Braga e à sua estratégia de permitir que estes jovens atletas tenham o seu espaço, que acreditem neles e que os deixem errar, porque é isso que lhes dá maturidade para estes saltos”, elogia.