Marcelo à Renascença. Representação portuguesa poderá ser exceção no funeral de Bento XVI
31-12-2022 - 16:40
 • Carlos Calaveiras

Há contactos com o Vaticano tendo em conta que é Lisboa que vai receber a próxima Jornada Mundial da Juventude.

Leia também:


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirma que a questão da representação portuguesa no funeral do Papa emérito Bento XVI, que morreu este sábado aos 95 anos, ainda está pendente.

Em declarações à Renascença, Marcelo Rebelo de Sousa refere que “há contactos em curso” entre o Vaticano e o corpo diplomático luso.

Para já, o que está garantido é a presença de delegações oficiais de Alemanha e Itália no funeral de dia 5 de janeiro.

No entanto, o chefe de Estado admite que o Vaticano possa ainda “ponderar a situação específica de Portugal” devido à Jornada Mundial da Juventude, que vai realizar-se em agosto de 2023 em Lisboa.

“Aguarda-se pela sensibilidade da Santa Sé”, acrescenta Marcelo Rebelo de Sousa.

O Papa Emérito Bento XVI morreu este sábado, 31 de dezembro, às 9h34, anunciou o Vaticano. Tinha 95 anos. Foi o primeiro pontífice católico a completar essa idade.

“Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”, refere o comunicado do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

O corpo do Papa Emérito estará na Basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis a partir da segunda-feira, 2 de janeiro, avança o Vatican News. O funeral está marcado para 5 de janeiro.