O holandês Tom Dumoulin, da Giant-Alpecin, venceu, este domingo, a nona etapa da Volta a França, cruzando a meta à frente do português Rui Costa (Lampre-Merida).
A etapa ligou Vielha Val d´Aran e Andorra Arcalisla, em distância de 184.5 quilómetros, num percurso nas montanhas dos Pirenéus, terminou com uma contagem de categoria especial em Arcalis, nos Pirenéus, e a primeira vitória de Dumoulin numa etapa da Grand Boucle.
Rui Costa, que integrou a fuga do dia, concluiu a tirada a 38 segundo do holandês e bateu o polaco Rafal Majka ao "sprint". O português da Lampre subiu, assim, ao 48.º lugar da geral, um salto de 24 posições desde o 72.º lugar com que tinha terminado a etapa anterior.
Chris Froome (Sky) manteve a camisola amarela, num dia que ficou, ainda, marcado pelo abandono de Alberto Contador e pela chuva intensa e queda de granizo. Não houve grandes alterações no lote dos favoritos à geral, sendo que Chris Froome, Adam Yates e Nairo Quintana terminaram a etapa a 6:35 de Dumoulin, com Richie Porte logo atrás.
O britânico número um da geral, que já venceu por duas vezes o Tour, preserva 16 segundos de vantagem sobre Adam Yates e 19 sobre Daniel Martin, que ascendeu ao terceiro lugar do Tour, por troca com Joaquin Rodríguez, que caiu para o quinto posto.