Equipa internacional de Energia Atómica "a caminho" da central de Zaporíjia
29-08-2022 - 07:17
 • Renascença com agências

A central tem sido palco de combates entre as forças de Moscovo e de Kiev.

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA na sigla original) anunciou, esta segunda-feira, que uma equipa da organização da ONU está "a caminho" da central nuclear de Zaporíjia, na Ucrânia.

"Temos de proteger a segurança da maior instalação nuclear da Ucrânia e da Europa. Orgulhoso de liderar esta missão que estará em Zaporizhzhia ainda esta semana", escreveu Rafael Grossi no Twitter, colocando uma fotografia dos membros da IAEA que farão parte desta missão de inspeção à central.

A central tem sido palco de combates entre as forças de Moscovo e de Kiev.

O Ministério da Defesa russo e o operador energético estatal ucraniano Energoatom já confirmaram total normalidade nos níveis de radiação.

Todavia, Moscovo denunciou novos ataques ucranianos contra as instalações, especificamente a queda de dois projéteis de artilharia que caíram perto do reator número 6 e uma estação de bombeamento para arrefecer a central, respetivamente.

A Ucrânia não respondeu a estas acusações mais recentes e limitou-se a denunciar novos ataques russos nas proximidades da central, conforme relatado pelas autoridades locais num comunicado divulgado pelo portal ucraniano de notícias Golos.