Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Está temporariamente suspensa a vacinação em regime de "Casa Aberta" em Portugal continental. A decisão foi tomada pela "task force" e está relacionada com a suspensão de um lote de vacinas da Johnson.
"Tendo em conta a suspensão de um lote de vacinas da marca Janssen, conforme divulgado por nota à imprensa do Infarmed de 14 de junho, e a consequente redução na disponibilidade de vacinas, foi decidido suspender, de imediato, modalidade 'casa aberta'”,lê-se na nota enviada às redações.
A mesma nota acrescenta que esta modalidade "será retomada logo que possível".
Em causa está um processo de investigação aberto pelo Infarmed a um lote de vacinas da Janssen, na sequência de casos de desmaios ocorridos no centro de vacinação de Mafra, após as inoculações.
Em comunicado, a autoridade do medicamento explica que determinou a suspensão do lote em questão, “até as devidas averiguações estarem concluídas”.
O Infarmed acrescenta, ainda, que “não foram reportados, até à presente data, suspeitas de defeito de qualidade deste lote noutros centros de vacinação em que o mesmo está a ser utilizado”, mas "decidiu dar início a um processo de investigação da qualidade das unidades remanescentes da vacina naquele local de vacinação”.
A suspensão decida pela task-force abrange Portugal continental. Madeira e Açores fazem a própria gestão das vacinas.
[notícia atualizada às 12h35]