No domingo, um piloto alemão desenhou no céu uma seringa gigante, num gesto simbólico alusivo ao início da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Europa.
Com 20 anos, Samy Kramer planeou o trajeto com a ajuda de um GPS. Voou 200 quilómetros junto ao Lago Constança, no Sul da Alemanha. A rota em forma de seringa foi observada no site flightradar24.
“Ainda há muitas pessoas que se opõem à vacinação e a minha ação pode ser um mote para os fazer pensar sobre o tópico, para que o processo ande para a frente”, contou o piloto à Reuters, acrescentando que o seu voo não deve ser encarado como um apelo direto à inoculação.
“Talvez tenha sido um pequeno sinal de alegria, porque a indústria da aviação foi bastante atingida pela pandemia”, disse Kramer.
A vacinação contra a Covid-19 arrancou oficialmente no último domingo nos Estados-membros da União Europeia. À exceção dos outros países, Hungria, Eslováquia e Alemanha começaram a vacinar no sábado.
A Alemanha começou poucas horas após receber os primeiros carregamentos, contrariando os planos da União Europeia (UE) de uma implementação coordenada, que arrancou no domingo para a maioria dos países da UE.
As vacinas desenvolvidas pela BioNTech e pela Pfizer começaram a chegar aos países da UE na última sexta-feira, em camiões que garantem a manutenção de uma temperatura extremamente baixa, provenientes de um centro de produção na Bélgica.
O lançamento da vacina resulta da coordenação de todos os 27 Estados-membros da UE, contribuindo, também, para a projeção de uma imagem de unidade, após negociações difíceis em torno de um acordo comercial pós-Brexit com o Reino Unido.