O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou, esta segunda-feira, uma taxa de variação nula do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre face ao trimestre anterior e um aumento de 1,4% em termos homólogos.
O INE divulgou a segunda estimativa das Contas Nacionais referentes ao terceiro trimestre, confirmando os números que tinha avançado na estimativa rápida conhecida a 13 de Novembro.
A confirmar-se a tendência no último trimestre, a economia portuguesa no conjunto do ano deverá crescer abaixo da meta inscrita no Orçamento do Estado de 2015. O anterior governo PSD/CDS-PP esperava que a economia portuguesa crescesse 1,6% este ano, uma projeção que foi incluída no Orçamento do Estado para 2015, de Outubro de 2014, e que foi reiterada no Programa de Estabilidade, conhecido em Abril passado.
Também esta segunda-feira o INE revelou a estimativa provisória da taxa de desemprego para Outubro de 2015, fixando-se em 12,4%. A taxa manteve-se inalterada face à estimativa definitiva obtida para Setembro de 2015.
A estimativa provisória da população desempregada para Outubro de 2015 é de 632,7 mil pessoas, o que representa um decréscimo de 0,3% face ao valor definitivo obtido para Setembro de 2015 (menos 1,7 mil pessoas).
Nestas estimativas foi considerada a população dos 15 aos 74 anos e os valores foram previamente ajustados de sazonalidade.