O presidente cessante do PSD, Rui Rio, anunciou esta sexta-feira que desiste das propostas de revisão constitucional e da reforma do sistema eleitoral para a Assembleia da República.
A direção de Rui Rio explica, em comunicado enviado à Renascença, que a decisão foi motivada pela recusa de Luís Montenegro, um dos candidatos à liderança do PSD nas diretas de 28 de maio.
Rui Rio contactou Luís Montenegro e Jorge Moreira da Silva, o outro candidato à liderança social-democrata, e optou por recuar nas suas propostas.
“Tal como era de prever por declarações públicas que ambos já tinham feito, o candidato Luís Montenegro não deu a sua concordância a que o PSD abrisse agora um processo de revisão constitucional, nem que entregasse na mesa da Assembleia da República o projeto de lei relativo ao sistema eleitoral”, adianta o líder “laranja”.
“Assim sendo, a direção nacional e a do Grupo Parlamentar irão respeitar essa vontade e não irão entregar os referidos diplomas para debate e decisão parlamentar”, conclui a direção do PSD.