É a peça de roupa mais cara vendida em leilão. O vestido que Marilyn Monroe usou enquanto cantava “Happy Birthday Mr. Presidente” a John F. Kennedy, em 1962, foi leiloado por 4,5 milhões de euros.
O museu Ripley Believe It Or Not foi o comprador final, revelou esta quinta-feira a leiloeira Julien's Auctions.
“Marilyn Monroe a cantar 'Happy Birthday Mr.President' é certamente uma das perfomances improvisadas mais famosas da história americana”, disse à agência Reuters Darren Julien, presidente da Julien's Auctions.
“Acreditamos que esta é a peça mais icónica da cultura pop”, disse Edward Meyer, vice-presidente do museu Ripley Believe It Or Not.
“No Século XX não consigo pensar numa única peça que conte a história dos anos 60 como este vestido. É um novo recordo mundial para”, sublinhou o comprador.
Meyer revelou que o vestido vai ficar exposto no Ripley Believe It Or Not de Hollywood e, depois, irá percorre outras filiais pelo mundo.
A peça foi criada pelo estilista Jean Louis e tem cerca de 2.500 cristais cosidos à mão. Tem cor de pele e foi feito exactamente à medida de Monroe, realçando o corpo escultural da diva.