​Polícia alemã detém dupla suspeita de preparar atentado em centro comercial
23-12-2016 - 06:49

Até ao momento não foi estabelecida relação entre estes dois indivíduos e o ataque no mercado de Natal em Berlim.

Veja também:


A polícia alemã anunciou, esta sexta-feira, a detenção de dois homens suspeitos de prepararem um atentado num centro comercial em Oberhausen, no oeste do país.

Os detidos são dois irmãos de 28 e 31 anos originários do Kosovo, segundo as autoridades.

Estas detenções seguem-se ao atentado de segunda-feira com um camião em Berlim, num mercado de Natal, que matou 12 pessoas e foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

O ministro alemão do Interior, Thomas de Maizière, disse na quinta-feira que o tunisino Anis Amri, que solicitou asilo à Alemanha mas viu o pedido rejeitado, é "com alta probabilidade" o autor do atentado de Berlim, à luz das provas recolhidas no camião com que realizou o ataque.

"É crucial que a caça ao homem seja concluída tão depressa quanto possível", acrescentou.

A procuradoria federal alemã emitiu uma ordem de detenção europeia contra Amri, que já tinha vigiado pelas forças de segurança, mantinha vínculos com círculos 'jihadistas' e não tinha sido expulso do país depois de lhe ter sido recusado um pedido de asilo por falta da documentação necessária.

Anis já era conhecido das autoridades há vários anos. O homem chegou à Alemanha em 2015 e desde essa altura era seguido pelas agências de segurança alemãs, devido a contactos com “indivíduos radicais”. O homem está armado e deve ser considerado perigoso, explicam as autoridades.

A polícia alemã está a oferecer 100 mil euros de recompensa a quem oferecer informações sobre o cidadão tunisino, de 24 anos.