Leia também:
- Bento XVI (1927-2022). Morreu o Papa Emérito, um "colaborador da verdade"
- Aura Miguel recorda Bento XVI, o Papa da fé e da razão
- Como "um relâmpago num céu sereno". A histórica resignação de Bento XVI
- Um Papa que fugia dos holofotes. A vida e obra de Bento XVI em imagens
- "Estou sempre convosco até ao fim dos tempos". Recorde a visita de Bento XVI a Portugal
- Amor, esperança e fé. As três encíclicas de Bento XVI
O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, confirma que os sinos vão tocar este sábado, a várias horas, no Santuário de Fátima, em sinal de luto por Bento XVI.
“Nestes dias vamos continuar a recordar algumas das suas reflexões e afirmações sobre Fátima. Ao longo desta tarde os nossos sinos, em diversas ocasiões, vão tocar em sinal de luto pela partida do Papa e estaremos unidos a toda a igreja neste momento que é de dor, por um lado, mas também de profunda gratidão com tudo o que nos deu”, refere.
Os sinos vão tocar, pelo menos, às 16h45, 17h45 e 19h45 deste sábado.
Em declarações à Renascença, o padre Carlos Cabecinhas lembra que Bento XVI “foi um homem de igreja que olhou para Fátima ainda antes de ser Papa e que ao longo do seu pontificado teve sempre um olhar muito especial” sobre o santuário.
O padre Cabecinhas acompanhou a visita do Papa emérito ao Santuário em 2010 e destaca a relação especial que tinha com Fátima e a sua mensagem.
“Recordar essa ligação tão especial com Fátima, antes de mais com esse contributo de reflexão teológica. A sua reflexão sobre a terceira parte do segredo é muito mais que uma mera reflexão sobre a terceira parte daquele texto, mas uma reflexão englobante sobre a própria mensagem de Fátima em muitos aspetos que ajuda a perceber a mensagem em profundidade e ajuda a corrigir algumas visões unilaterais da mensagem de Fátima”, refere.
“É muito interessante que, quando o Papa regressa a Fátima, já como pontífice em 2010, temos muitas afirmações dele que revelam essa reflexão teológica profunda sobre a mensagem de Fátima, quando apresenta Fátima como escola de Fé, de esperança e de caridade, quando fala da atualidade de Fátima, da sua dimensão profética”.
Morreu sua santidade o Papa Emérito Bento XVI este sábado, 31 de dezembro, às 9h34, anunciou o Vaticano. Tinha 95 anos. Foi o primeiro pontífice católico a completar essa idade.
“Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”, refere o comunicado do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
O corpo do Papa Emérito estará na Basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis a partir da segunda-feira, 2 de janeiro, avança o Vatican News.