Deslizamento de terras em bairro de Lisboa impede moradores de sair de casa
13-12-2022 - 10:11
 • João Carlos Malta , Cristina Nascimento

Consequências do temporal na Azinhaga da Torrinha, bairro da freguesia de Santa Clara. Pelo menos 10 pessoas foram afetadas.

Um deslizamento de terras na Azinhaga da Torrinha, na junta de Freguesia de Santa Clara, em Lisboa, impediu esta terça-feira de manhã pelo menos 10 pessoas moradores de sair de casa. A notícia foi avançada pelo presidente da Câmara de Lisboa e confirmada pela Renascença no local.

A meio da manhã, as pessoas conseguiram sair, depois de uma noite que começou em sobressalto.

"Eram 4h00 da manhã quando a minha vizinha me ligou a avisar que isto tinha caído. Já tinha caído na quinta-feira passada, vieram cá remendar e não fizeram nada. Avisámos que isto estava mau, mas a junta de freguesia não ligou nada, não veio limpar as sarjetas nem nada", conta uma das moradoras, Júlia Pestana.

Os trabalhos de remoção das terras junto às habitações ainda decorre e ainda persiste o risco das terras ainda cederem, devido à saturação de água nos solos.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa reforçou o pedido para que as pessoas evitem entrar na cidade, acrescentando que estão "todas as equipas na rua" para atender às ocorrências provocadas pelo mau tempo.

"A meio da noite, quase que não havia sinais do que ia acontecer", afirmou, referindo-se à dimensão dos estragos.


[notícia atualizada às 13h46]