Veja também:
PRÓS
- Necessidade de uma intervenção profunda ao nível dos pavimentos, da iluminação pública e de sinalização das vias;- Ausência de investimento por vários anos e que a colocam a via em níveis de perigosidade e de dificuldade de circulação;
- Não há perigo para os aviões porque na aproximação ao aeroporto não está previsto que haja árvores. Já existem muitas zonas arborizadas na área envolvente e próxima do aeroporto como a Mata de Alvalade, o Jardim do Campo Grande, o Hospital Júlio de Matos ou a zona dos Olivais;
- Diminuir o tráfego de atravessamento da cidade através da 2ª Circular, em 19%;
- Velocidade média à hora de ponta na 2ª Circular vai aumentar porque diminuem os congestionamentos, os pontos de estrangulamentos e os limites extremos de velocidade que os carros podem praticar;
- Haverá maior fluidez de trânsito;
- Menor quantidade de acidentes;
- Redução do ruído em 50%;
CONTRAS
- Crescimento do número de aves, que colocará em risco as aterragens dos aviões. Uma solução técnica inadequada e potencialmente perigosa para a aviação civil;
- É uma operação de cosmética para disfarçar "o caos";
- Não é possível retirar o tráfego da 2ª Circular sem terem sido concluídas um conjunto de outras intervenções na rede da cidade;
- O projecto não resolve o problema das entradas e saídas encavalitadas que obstruem;
- A arborização da via vai transformá-la numa “floresta”;
- Vai embelezar a zona, mas não vai resolver o problema da mobilidade;
- Um disparate porque não se justifica que haja acesso pedonal a esta zona;
- Irá reduzir a capacidade, a flexibilidade existente e contribuir para demorar, ainda mais, a circulação, agravando os pontos negativos;
- O projecto não evidencia em que medida o transporte público sairá a beneficiar com implantações de efeito visual evidente;
- Feito em cima do joelho, com muito Photoshop. Coloca muitos riscos para as pessoas;
- Vai provocar grandes engarrafamentos;
- As árvores têm "folha caduca", logo são propícias a tornar o piso mais escorregadio;
- Carece de sustentabilidade.