A nova 2ª Circular. Os prós e os contras do projecto
27-01-2016 - 15:55
 • João Carlos Malta

A discussão tem sido intensa. Um mês depois do início do período de discussão pública sobre o projecto, a Renascença elenca os argumentos a favor e contra o projecto que vai revolucionar Lisboa.

Veja também:


PRÓS

- Necessidade de uma intervenção profunda ao nível dos pavimentos, da iluminação pública e de sinalização das vias;

- Ausência de investimento por vários anos e que a colocam a via em níveis de perigosidade e de dificuldade de circulação;

- Não há perigo para os aviões porque na aproximação ao aeroporto não está previsto que haja árvores. Já existem muitas zonas arborizadas na área envolvente e próxima do aeroporto como a Mata de Alvalade, o Jardim do Campo Grande, o Hospital Júlio de Matos ou a zona dos Olivais;

- Diminuir o tráfego de atravessamento da cidade através da 2ª Circular, em 19%;

- Velocidade média à hora de ponta na 2ª Circular vai aumentar porque diminuem os congestionamentos, os pontos de estrangulamentos e os limites extremos de velocidade que os carros podem praticar;

- Haverá maior fluidez de trânsito;

- Menor quantidade de acidentes;

- Redução do ruído em 50%;


CONTRAS

- Crescimento do número de aves, que colocará em risco as aterragens dos aviões. Uma solução técnica inadequada e potencialmente perigosa para a aviação civil;

- É uma operação de cosmética para disfarçar "o caos";

- Não é possível retirar o tráfego da 2ª Circular sem terem sido concluídas um conjunto de outras intervenções na rede da cidade;

- O projecto não resolve o problema das entradas e saídas encavalitadas que obstruem;

- A arborização da via vai transformá-la numa “floresta”;

- Vai embelezar a zona, mas não vai resolver o problema da mobilidade;

- Um disparate porque não se justifica que haja acesso pedonal a esta zona;

- Irá reduzir a capacidade, a flexibilidade existente e contribuir para demorar, ainda mais, a circulação, agravando os pontos negativos;

- O projecto não evidencia em que medida o transporte público sairá a beneficiar com implantações de efeito visual evidente;

- Feito em cima do joelho, com muito Photoshop. Coloca muitos riscos para as pessoas;

- Vai provocar grandes engarrafamentos;

- As árvores têm "folha caduca", logo são propícias a tornar o piso mais escorregadio;

- Carece de sustentabilidade.