"Nunca é tarde para sonhar" é o mote de uma iniciativa da Associação Mais Proximidade, que apoia idosos isolados e sós que vivem na baixa de Lisboa.
Depois de mais de um ano de pandemia, que obrigou a períodos de confinamento muito difíceis para as pessoas idosas, sobretudo as que vivem sozinhas e isoladas, a associação decidiu levar por diante esta iniciativa que visa concretizar alguns sonhos dos mais velhos.
A ideia é trazer alguma normalidade à vida destas pessoas e proporcionar-lhes momentos de alegria e satisfação, cumprindo sempre todas as medidas exigidas pelas autoridades de saúde.
São desejos simples que vão
dar ânimo nestes dias conturbados. Rita Roquette, responsável pela
comunicação desta associação, explica que os sonhos a
realizar são 13, destinados a pessoas com mais de 90 anos,
todas elas já vacinadas.
A lista de sonhos inclui coisas variadas, desde ir ver o mar a Cascais e lanchar lá, fazer um passeio de "Hipotrip" ou mesmo um simples passeio à beira-mar com uma pessoa com mobilidade reduzida e que, por isso, tem maior dificuldade em ir até lá. Há também quem queira regressar à terra natal - como uma senhora que quer visitar a escola onde andou, em Setúbal, ver a praia e recordar algumas das suas memórias de infância.
Para concretizar estes sonhos, a Associação Mais Proximidade precisa de angariar fundos.
Esta responsável explica que "o donativo pode ir dos 5 euros até um donativo maior, dependendo da capacidade de cada um".
Quem quiser contribuir para esta causa é muito simples. todas as informações podem ser encontradas no site desta instituição. Na secção das campanhas, os interessados podem encontrar todos os sonhos e ver a evolução do financiamento de cada um.
No total, a Associação Mais Proximidade precisa de angariar 871 euros para poder concretizar os 13 sonhos.
São desejos simples, que vêm trazer alegria à vida destes idosos, proporcionando-lhes um dia diferente.
Recorde-se que esta instituição apoia, por ano, mais de 120 pessoas idosas em situação de isolamento e solidão em Lisboa e atua em três eixos: combate à solidão e isolamento, promoção da saúde e bem-estar e qualidade de vida no domicílio.