O líder parlamentar do PSD fala numa vitória do seu partido no que toca à atualização das pensões em 2024 pelo valor total e sem cortes. Joaquim Miranda Sarmento critica o que diz ser a falta de ambição do Governo nas metas do Programa de Estabilidade.
Joaquim Miranda Sarmento lembra até que, na altura em que o PSD apresentou uma proposta semelhante sobre a atualização das pensões, mas o PS chumbou.
“Foi essa oposição do PSD que permite hoje aos pensionistas terem, aparentemente, uma anunciada vitória, porque esse corte vai ser reposto.”
Sobre o Programa de Estabilidade apresentado esta segunda-feira pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, o líder da bancada parlamentar do PSD diz que há uma falta de ambição do Governo e num crescimento que é “manifestamente pouco”, mesmo com PRR à mistura.
Sobre o desagravamento do IRS, Miranda Sarmento diz que é pouco e fala em propaganda.
“É um Governo que, apesar de continuar a arrecadar cada vez mais impostos, só devolve aos portugueses aquilo que já previa no seu programa eleitoral de dezembro de 2021. É um Governo que coloca o Estado a engordar e devolve aos portugueses um poucochinho desse valor”, declarou o líder parlamentar do PSD.
"Dentro do mau vai ser um bocadinho melhor”
A notícia da revisão em alta do crescimento económico para 1,8%, no final do ano, não é tão boa quanto isso, diz o líder da Iniciativa Liberal, Rui Rocha.
Em declarações à margem de um encontro com a associação empresarial de Braga, Rui Rocha respondeu às previsões com uma metáfora futebolística.
“Uma equipa que estiver a perder 5-0 ao intervalo, se depois em vez de marcar um golo, marcar dois golos é sempre melhor, mas não deixa de perder no final do jogo. É disso que estamos a falar. Não nos peçam para fazer grandes elogios a um Governo que tem estes resultados. Dentro do mau vai ser um bocadinho melhor”, declarou o líder da Iniciativa Liberal.
Governo devia ir mais longe nas pensões, diz PCP
O PCP considera que o Governo devia ir mais longe no que toca às pensões e fazer já este ano um aumento intercalar porque os pensionistas são os que mais sofrem com a inflação.
Em declarações à Renascença, o deputado Duarte Alves diz que o anúncio feito esta segunda-feira é apenas o Governo a cumprir a lei.
O deputado comunista considera ainda que o Governo mantém uma obsessão pelo défice, quando tem folga orçamental para investir na saúde, na educação e na justiça.