Está concluída a análise do Conselho de Estado à situação económica, social e política em Portugal. É o que diz a curta nota, divulgada pelo Palácio de Belém, a propósito da reunião de Marcelo Rebelo de Sousa com os seus conselheiros e o primeiro-ministro.
Nada mais se sabe, oficialmente, sobre as duas horas e meia de reunião.
De acordo com o Semanário Expresso, António Costa não terá usado da palavra nesta segunda ronda do Conselho de Estado, que concluiu o debate iniciado em Julho.
O primeiro-ministro não terá falado, "nem para alinhar no coro de conselheiros que unanimemente elogiaram a visita do Presidente da República à Ucrânia".
Quanto ao tema Ucrânia, "foi reafirmada a solidariedade e a admiração pela resistência do povo ucraniano e reconhecido todo o apoio que Portugal – com plena concordância entre os órgãos políticos de soberania - tem prestado, nas suas múltiplas dimensões, nomeadamente política, diplomática, militar e humanitária".
"Foi, ainda, assinalado o compromisso de Portugal no processo de integração da Ucrânia na União Europeia e na NATO", pode ler-se na mesma nota.