A taxa Euribor negativa pode vir a dar crédito para descontar nos juros do empréstimo da casa. A notícia está a ser avançada pelo “Público”.
Segundo o jornal, o PS junta-se ao Bloco de Esquerda para uma solução que estava congelada há dois anos que prevê que os bancos façam refletir nas prestações da casa, a taxa de juro negativa.
No entanto, isso só deve acontecer quando a Euribor subir.
Caso sejam aprovada a alteração legislativa, que se aplicará a todos os contratos em vigor, vai beneficiar os clientes que têm contratos associados à Euribor a três e seis meses e spreads (margem comercial do banco somada à Euribor) entre 0,25% e 0,30%. Neste momento, estes clientes, que poderão ser já um número considerável, não pagam juros, amortizando apenas capital.
As taxas Euribor estão negativas há cerca de três anos em fevereiro, a de três meses estava em -0,328%, a de seis meses a 0,274% e a de 12 meses a 0,191% – e é expectável que se mantenham, com pequenas variações, nos mesmos valores até ao final do ano.
O próximo ano deverá trazer uma subida, mas é impossível antecipar o seu ritmo, que vai depender em muito de decisões a tomar pelo Banco Central Europeu.