Pelo menos três pessoas morreram e outras três estão desaparecida na sequência do mau tempo que se faz sentir em Espanha, com a passagem da depressão DANA.
As duas mortes confirmadas pelas autoridades ocorreram em Toledo, na região de Castela La Mancha.
Uma das vítimas morreu num carro arrastado pelas água e a outra num elevador, disseram as autoridades espanholas esta segunda-feira. Outras duas pessoas estão desaparecidas, uma delas desde esta manhã, quando o veículo em que viajava caiu no rio Alberche, na localidade de Aldea del Fresno, uma das mais afetadas pelo as chuvas e tempestades torrenciais nas últimas horas na Comunidade de Madrid, adianta o El País.
As fortes chuvas causadas pela depressão Dana afetaram especialmente Madrid e Toledo, obrigando ainda à suspensão temporária de duas linhas do metro de Madrid.
As chuvas torrenciais, que se intensificaram a partir de domingo à tarde, já causaram milhares de ocorrências em todo o país, sobretudo inundações que obrigaram ao resgate de dezenas de pessoas de carros e casas.
A chuva levou também a cortes na circulação de comboios e ao cancelamento de um jogo de futebol da I Liga espanhola, entre o Atlético de Madrid e o Sevilha.
A circulação de comboios foi já restabelecida em praticamente todas as linhas, mas continua a haver perturbações e atrasos, segundo as empresas que operam em Espanha e a empresa responsável pelas infraestruturas (Adif).
As principais perturbações nos comboios ocorreram no designado "corredor mediterrâneo", onde a circulação parou no domingo, afetando ligações entre cidades como Barcelona, Valência, Alicante ou Sevilha.
Também as ligações ferroviárias entre Madrid e diversas cidades estiveram interrompidas e algumas permanecem suspensas, como comboios de média e longa distância com origem ou destino na capital espanhola.
O alerta amarelo em Espanha deve manter-se até às 10h00 locais desta segunda-feira. A DANA vai continuar a influenciar o tempo em Espanha nas próximas horas, mantendo-se as previsões de chuva em diversas regiões.