O Reino Unido vai fornecer 650 sistemas de mísseis ligeiros multifunção (LMM) à Ucrânia para reforçar as capacidades de defesa aérea daquele país, avançou esta sexta-feira o Ministério da Defesa britânico em comunicado.
O pacote de defesa aérea, avaliado em 162 milhões de libras (cerca de 192 milhões de euros), será anunciado hoje pelo secretário da Defesa britânico, John Healey, numa reunião do Grupo de Contacto de Defesa da Ucrânia, na base da Força Aérea dos EUA em Ramstein, na Alemanha.
Na reunião, a primeira de Healey como ministro da Defesa, o político trabalhista irá sublinhar o empenho inabalável do Reino Unido na Ucrânia e exortar os aliados a continuarem a fornecer equipamento vital para o país na sua luta contra a Rússia.
"Este novo compromisso dará um grande impulso às defesas aéreas da Ucrânia e demonstra o empenho do nosso novo governo em redobrar o apoio à Ucrânia", afirma Healey no comunicado.
O ministro refere ainda que "estes novos mísseis de fabrico britânico irão apoiar a Ucrânia na defesa do seu povo, das suas infraestruturas e do seu território contra os ataques brutais de Putin".
"Com os nossos parceiros internacionais, vamos mostrar hoje que estamos unidos pela Ucrânia. E falaremos sobre a melhor forma de trabalhar em conjunto para melhorar o apoio, porque a segurança do Reino Unido e da Europa começa na Ucrânia", sustenta.