Covid-19. Tudo o que precisa de saber sobre o autoagendamento da vacina para os jovens 12-15
12-08-2021 - 07:26
 • Eunice Lourenço , Miguel Coelho , Sofia Freitas Moreira

Já abriu o autoagendamento para os jovens entre os 12 e os 15 anos. Saiba como vai funcionar o processo de marcações durante os próximos dois fins de semana.

O calendário para a vacinação das crianças e adolescentes entre os 12 e os 15 anos foi definido. E o tempo começa já a contar a partir desta quinta-feira.


O que é preciso fazer?

É preciso autoagendar a vacinação. A partir desta quinta-feira e até sábado o autoagendamento é exclusivo para os utentes dos 12 aos 15 anos.


E pode agendar-se para quando se quiser?

Não. Estes adolescentes têm dois fins-de-semana para a vacinação.

Os que tenham 14 e 15 anos podem agendar para o fim-de-semana de 21 e 22 deste mês, onde podem escolher sábado ou domingo, e os adolescentes de 12 e 13 anos serão vacinados no fim-de-semana seguinte, ou seja, 28 e 29 de agosto. Isto para as primeiras doses.

E a segunda dose?

Para a segunda dose não há autoagendamento. as segundas doses são agendadas pelo sistema e são sempre no local da primeira dose. Mas já estão definidas as datas.

Quem receber a primeira dose no fim-de-semana de 21 e 22 de agosto recebe a segunda dose no fim-de-semana de 11 e 12 de setembro. Os adolescentes que sejam vacinados a 28 e 29 de agosto recebem a segunda dose no fim-de-semana de 18 e 19 de setembro.

Mas são os utentes que escolhem o local de vacinação?

Sim. As duas doses são sempre no mesmo local.

Por exemplo, quem esteja de férias e pense vacinar agora os filhos na zona onde se encontra, tem de ter presente que na altura da segunda dose terá de lá voltar.

O autoagendamento vai ser exclusivo para os 12 a 15 anos, até sábado. Então e os outros jovens?

O autoagendamento para os utentes com idade igual ou superior a 18 anos fica suspenso, sendo retomado a 15 de agosto, mas, recorde-se, que os maiores de 18 podem já recorrer à modalidade casa aberta.

E como podem recorrer à casa aberta?

É preciso que não tenha feito ainda agendamento, nem tenham tido, como acontece com qualquer idade, Covid-19 há menos de seis meses.

Depois é preciso aceder ao portal da senha digital casa aberta e tirar uma senha no próprio dia em que pretenda ser vacinado. E essa vacinação tem de ser feita num centro de vacinação no seu concelho de residência.

Isto, claro, para primeiras doses. As segundas doses ficam marcadas quando é feita a primeira.

E os jovens de 16 e 17 anos?

Esses vão ser vacinados este fim-de-semana. O autoagendamento para essas idades terminou no dia 6.

Mas, na quarta-feira, o coordenador da task-force, o vice-almirante Gouveia e Melo, anunciou que mesmo os jovens de 16 e 17 anos que não tenham feito marcação, podem comparecer nos centros durante o fim-de-semana e serão vacinados.

O objetivo é que o maior número possível de adolescentes receba a vacina a tempo do início do ano letivo.