Mais de 1.400 portugueses participam em ensaios para medicamentos inovadores
24-05-2021 - 10:33
 • Renascença

O Hospital de S. João, no Porto, participa num consórcio europeu de investigação.

Veja também:



A Autoridade Nacional do Medicamento autorizou seis pedidos de ensaios clínicos para tratamentos Covid-19, que vão envolver a participação de 1.441 voluntários.

O objetivo destes ensaios - três de farmacêuticas e outros três de promotores académicos - é testar a eficácia dos diferentes tratamentos para a Covid-19, avança o “Jornal de Notícias”.

Entre eles estão os ensaios Solidarity, promovidos pela Organização Mundial de Saúde, com 12 mil pessoas de 30 países; o Recovery, da Universidade de Oxford, com cerca de 40 mil participantes; e o DisCoVeRy, do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica, em França.

Uma das instituições nacionais envolvidas é o Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, a única a integrar o EU Response, uma plataforma de investigação na área das doenças infeciosas. Este consórcio europeu foi lançado em julho de 2020 e é coordenado pelo INSERM.

Em Portugal, morreram 17.017 pessoas dos 845.224 casos de infeção confirmados, de acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde.

A pandemia provocou, pelo menos, 3.456.282 mortos no mundo, resultantes de mais de 166,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.