Donald Trump quer cancelar a encomenda à Boeing de um novo “Air Force One”, o emblemático avião em que viaja o Presidente dos Estados Unidos.
“Cancelem a encomenda!”, escreveu o Presidente eleito numa mensagem publicada na rede social Twitter.
Donald Trump argumenta que “a Boeing está a construir um novo 747 Air Force One para os próximos presidentes, mas os custos estão fora de controlo, mais de 4 mil milhões de dólares”.
Boeing is building a brand new 747 Air Force One for future presidents, but costs are out of control, more than $4 billion. Cancel order!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 6 de dezembro de 2016
Depois da mensagem nas redes sociais, o polémico milionário fez uma aparição surpresa na entrada da Trump Tower, em Nova Iorque, onde voltou ao tema aeronáutico.
“O avião está totalmente fora de controlo. Acho que é ridículo. A Boeing está a fazer número. Queremos que a Boeing faça muito dinheiro, mas não assim tanto dinheiro”, disse Donald Trump aos jornalistas.
O fabricante norte-americano ainda não começou a construir os dois aviões que vão substituir os actuais “Air Force One” que Barack Obama utilizou nos últimos anos.
Só deverão entrar ao serviço em 2024, sendo que Donald Trump não revelou a fonte em que baseou para defender o cancelamento dos aparelhos.
O orçamento do programa de substituição do avião presidencial é de 2,87 mil milhões de dólares, cerca de 2,7 mil milhões de euros, segundo documentos oficiais, uma verba inferior à avançada pelo Presidente eleito.
Donald Trump faz as suas deslocações num Boeing 757 pessoal, com o seu nome inscrito na fuselagem.
[notícia corrigida às 20h52 - novo Air Force One entra ao serviço em 2024 e não em 2014]