Uma cidadã portuguesa tornou-se, nas últimas horas, numa das figuras do descontentamento face ao Brexit, ao interromper uma entrevista dada em direto à Sky News.
Durante um protesto contra a suspensão do Parlamento, em Londres, nesta quarta-feira, a mulher acaba por roubar as atenções do jornalista que se encontrava na capital britânica ,em direto, a entrevistar várias pessoas na rua.
A portuguesa começa por se identificar como tal e por dizer que está no país há 20 anos, queixando-se da falta de poder de decisão de quem não é cidadão e da burocracia, que a mantém no escuro quanto ao seu futuro.
Fora do âmbito da livre circulação de pessoas na União Europeia, o estatuto de residente permanente deixa de ser automático e passa a ter de ser pedido e autorizado pelo Governo britânico.
“Disseram-me que o meu número de Segurança Social não bate certo e que o processo vai ter de voltar ao início, mas 31 de outubro está a chegar. O que vou fazer? Quais são os meus direitos? Estou às escuras”, desabafa a cidadã portuguesa, a dar voz ao desespero de tantos outros emigrantes que, garante, também temem pelo seu futuro depois do Reino Unido abandonar a União Europeia.