O ginasta russo Ivan Kuliak vai ser alvo de um processo disciplinar, após ter exibido a letra "Z" ao peito, símbolo gráfico que significa "Pela Vitória" e é um símbolo do apoio à invasão russa da Ucrânia, durante a Taça do Mundo em Doha, no Catar.
A Federação Internacional de Ginástica (FIG) diz ter aberto um processo disciplinar contra Kuliak pelo seu "comportamento chocante".
Kuliak ganhou o bronze na final da prova de barras paralelas e exibiu uma letra "Z" durante a cerimónia de entrega de medalhas, ao lado do vencedor da medalha de ouro, Illia Kovtun, da Ucrânia.
A letra "Z" tornou-se simbólica com a invasão russa da Ucrânia e tem sido pintada na lateral de tanques e veículos militares, além de ter sido usada por políticos pró-guerra na Rússia.
Este fim de semana foi a última oportunidade para ginastas russos e bielorussos competirem, depois de os seus países terem sido sancionados pela FIG, em resultado da invasão russa da Ucrânia.
A partir desta segunda-feira, atletas russos e bielorussos não serão autorizados a participar em competições da FIG ou em competições sancionadas pela FIG.