O primeiro-ministro português, António Costa, reúne-se esta quinta-feira em Bruxelas com o seu homólogo espanhol e o Presidente francês para discutir a crise energética, num encontro em que participam também os ministros da tutela dos três países.
No encontro entre Costa, Pedro Sánchez e Emmanuel Macron, agendado para o período da manhã, antes da reunião do Conselho Europeu também com a agenda dominada pela questão da energia, serão discutidas as ligações da Península Ibérica com França para o transporte de energia.
Lisboa e Madrid têm persistido no avanço do projeto de um novo gasoduto nos Pirenéus, conhecido como MidCat, para transporte de gás e, no futuro, de hidrogénio, ajudando a reduzir a dependência do fornecimento russo.
A Alemanha, a maior economia da União Europeia (UE) e energeticamente muito dependente da Rússia, já manifestou apoio ao projeto, mas o MidCat conta com a oposição de França, que invoca questões ambientais e de rentabilidade, alegando ainda que o gasoduto não estará pronto a curto prazo.
Em resposta à invasão russa da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro, a UE adotou já oito pacotes de sanções à Rússia, incluindo cortes nas importações de gás e petróleo.