O defesa polaco Maciej Rybus foi excluído da seleção nacional e vai falhar o Mundial 2022, por continuar a competir no campeonato russo apesar da atual guerra na Ucrânia, anunciou a Federação Polaca de Futebol em comunicado.
O internacional de 32 anos, que já representou a Polónia em 66 ocasiões, foi anunciado na semana passada como reforço do Spartak de Moscovo para 2022/23, após cinco temporadas ao serviço do rival Lokomotiv de Moscovo.
O selecionador polaco, Czeslaw Michniewicz, declarou que o lateral esquerdo, "devido à sua situação no seu clube, não vai ser convocado para o estágio da seleção em setembro e não vai fazer parte da convocatória da equipa para o Mundial".
Após a intervenção militar russa na Ucrânia, a Polónia recusou disputar em março a meia-final de acesso ao Qatar2022 contra a seleção da Rússia, tendo depois as instâncias internacionais banido as equipas russas de todas as competições.
A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, que mereceu a condenação de grande parte da comunidade internacional, a qual respondeu com o envio de armamento e a imposição de sanções ao regime do Kremlin, incluindo na área do desporto de alta competição.
No Campeonato do Mundo, que vai realizar-se entre 21 de novembro e 18 de dezembro, a Polónia está integrada no Grupo C, juntamente com Argentina, Arábia Saudita e México.