Veja também:
Marcelo Rebelo de Sousa vai avançar para um segundo mandato como Presidente da República. As projeções são da sondagem da Pitagórica para a TVI/Observador, mas também da Universidade Católica para a RTP e do ICS/ICSTE para a SIC.
Macelo na sondagem da RTP terá um resultado entre 57% e 62%, na da TVI entre 56,4% e 60,4%. Já a SIC avança com valores entre os 55.5% e os 60,5%.
Durante os últimos dias, o segundo lugar parecia muito disputado entre Ana Gomes e André Ventura, mas a verdade é que as três sondagens põem a militante socialista logo a seguir a Marcelo Rebelo de Sousa.
Mas há mais um dado que parece certo, André Ventura fica à frente dos dois candidatos de esquerda, o comunista João Ferreira e a bloquista Marisa Matias. As sondagens dão todas elas esta distribuição de votos.
Um outro ponto em que as projeções são unânimes é que Vitorino Silva ficará em sétimo lugar. Ainda assim, se atingir o intervalo mais alto das sondagens a situação poderá mudar.
A sondagem da Católica para a RTP põe Ana Gomes entre os 13% e os 16% e Ventura entre os 9% e os 12%. A candidata, na projeção da TVI, pode chegar aos 16,2%, mas a percentagem mínima é de 12,2%. Nesta projeção, o líder do Chega poderá ficar com um 9,9%, mas pode também chegar aos 13,9%.
A SIC é a que dá um resultado mais alto a Ana Gomes que pode alcançar os 17,1%, sendo que no mínimo terá 13,1%. Já Ventura, nesta sondagem, fica com uma votação que pode ir dos 10.1% aos 14,1%.
Tudo em aberto a partir do quarto lugar
A partir do terceiro lugar, as sondagens mostram que está tudo em aberto. Todas as projeções vão nesse sentido. E esta luta, provavelmente, será até ao final da contagem dos votos. A RTP põe Marisa no quarto lugar, a TVI coloca nesse lugar Tiago Mayan Gonçalves, e SIC dá esse posto a João Ferreira.
Mas em muitas das projeções, o intervalo dado a cada um dos candidatos permite quase todos os cenários.