Quinze meios aéreos reforçam combate às chamas
10-08-2017 - 09:35

Devido às previsões de tempo quente foi elevado de amarelo para laranja o alerta especial do sistema integrado de operações e protecção de socorro até sexta-feira à noite.

Quinze meios aéreos foram mobilizados esta manhã para os incêndios nos distritos de Santarém, Vila Real e Castelo Branco, disse Patrícia Gaspar, da Protecção Civil, anunciando que foi elevado para laranja o estado de alerta.

De acordo com a adjunta nacional de operações, da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), cerca das 9h00 estavam por dominar três incêndios nos distritos de Vila Real, Santarém e Castelo Branco, mas sem populações ou aldeias em risco.

Patrícia Gaspar adiantou também que devido às previsões de tempo quente para os próximos dias foi elevado de amarelo para laranja o alerta especial do sistema integrado de operações e protecção de socorro para incêndios florestais até sexta-feira à noite.

“Efectuámos uma série de pré-posicionamentos preventivos para conferir maior capacidade de resposta sobretudo na zona norte e centro do país

“Neste momento não há populações em risco. No incêndio em Paredes, Vila Real, continuam 434 operacionais, 130 meios e já foram mobilizados quatro meios aéreos. Este incêndio já teve três frentes activas, neste momento tem uma e está a começar a ceder aos meios”, disse.

No total estão em curso 87 fogos, combatidos por 1.233 operacionais, apoiados por 443 veículos, segundo o site.