Veja também:
- 🔴 Especial Renascença. Europeias ao minuto
- Todas as notícias sobre as eleições europeias
- O que são as eleições europeias? O que fazem os eurodeputados? Quanto ganham? Um euro-explicador para descodificar a UE
- Quem quer ser eurodeputado? As listas de todos os partidos às eleições europeias
O Chega "perdeu" nas eleições europeias todos os concelhos em que tinha sido o mais votado nas legislativas de 10 de março, não conseguindo ser o mais votado em nenhum dos 308 municípios depois de ter sido o partido que recolheu mais votos em nove concelhos nas eleições de há três meses.
O partido que tinha António Tânger Corrêa como cabeça de lista também não foi o mais votado no distrito de Faro, onde o Chega tinha conseguido três dos nove deputados nas legislativas de março.
Em Albufeira e Loulé, o Chega foi ultrapassado por AD e PS, com a coligação a ser a mais votada. Em Lagoa, Loulé, Olhão, Portimão, Silves, Elvas, Benavente e Salvaterra de Magos, o PS foi o mais votado e a AD foi a segunda força política mais votada.
O Chega terminou em terceiro lugar em todos os nove concelhos em que tinha sido o partido mais votado nas legislativas de 10 de março.
Às 22h50 deste domingo, o Chega obtinha 376 mil votos (9,82%) nas eleições europeias, enquanto estavam ainda por apurar 11 freguesias e 23 consulados, conquistando neste momento dois eurodeputados. As projeções colocam o partido a conquistar entre dois a três eurodeputados.
Nas legislativas de 2024, o Chega conseguiu 18,07% dos votos - cerca de 1,1 milhões de eleitores -, conseguindo 50 deputados dos 230 do Parlamento.
[em atualização]