Empresa de Elon Musk abre inscrições para testar "chips" cerebrais em humanos
20-09-2023 - 09:36
 • Beatriz Pereira

Neuralink procura pessoas com paralisia para testar o chip que pretender "conceder às pessoas a capacidade de controlar um cursor ou teclado de computador usando apenas os pensamentos".

A empresa de implantes cerebrais de Elon Musk, Neuralink, anunciou que recebeu a aprovação de um conselho de revisão independente para começar a recrutar pacientes para seu primeiro teste em humanos.

Segundo uma publicação no site da Neuralink, a empresa do dono do X e da Tesla procura pessoas com paralisia para testar seu dispositivo experimental num estudo de seis anos. Para isso, a empresa abriu um formulário para candidaturas.

O objetivo é “avaliar a funcionalidade inicial do nosso BCI (brain-computer interface em inglês), para permitir que pessoas com paralisia controlem dispositivos externos com seus pensamentos”, pode ler-se no anúncio.

O chip implantado no cérebro “é esteticamente invisível e destina-se a registrar e transmitir sinais cerebrais sem fio para uma aplicação que decodifica a intenção de movimento”.

A start-up pretende depois tornar estes implantes suficientemente seguros e fiáveis para serem utilizados e "equipar" os cérebros com capacidade informática.

De acordo com o comunicado, “aqueles que têm tetraplegia devido a lesão da medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica podem qualificar-se”.

Segundo a Reuters, os testes anteriores em animais estiveram sob escrutínio, após relatos de que os ensaios causaram sofrimento desnecessário.

Mesmo que o dispositivo se mostre seguro para uso humano, pode levar mais de uma década para que a empresa, avaliada em cinco bilhões de doláres (cerca de 4,676 milhões de euros), consiga autorização para uso comercial.