O nadador Diogo Cancela e a atiradora Margarida Lapa serão os porta-estandartes de Portugal na cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos Paris 2024, que começam na quarta-feira, anunciou o Comité Paralímpico de Portugal (CPP) esta sexta-feira.
O Presidente da República pediu aos atletas portugueses que vão participar nos Jogos Paralímpicos Paris2024 que tenham “a autoestima em plano elevado” e que “façam pedagogia” sobre a importância do desporto na vida das pessoas com deficiência.
“Lembrem-se sempre de que são muito bons, tenham a autoestima num plano elevado sempre, que corra bem, muito bem ou menos bem. Vocês são muito bons e irão fazer o melhor que podem, estamos certos”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, na receção à comitiva portuguesa aos Jogos Paralímpicos.
O Presidente da República destacou a importância dos Jogos Paralímpicos, considerando que estes são bem menos antigos do que os Jogos Olímpicos, porque “o mundo acordou para essa realidade tarde demais”.
“Também na sociedade portuguesa aconteceu isso, atrasámo-nos, a vários níveis nesta área, mas estamos a fazer caminho”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, alertando os atletas de que os Jogos Paris2024 são “um momento único para trabalhar para um futuro melhor”.
Portugal vai marcar presença nos Jogos Paris 2024, que decorrem entre quarta-feira e 8 setembro, por 27 atletas, que vão competir num número recorde de 10 modalidades.