Unir a nação para enfrentar os problemas económicos "profundos". Esta é a grande prioridade anunciada esta segunda-feira por Rishi Sunak, o novo líder do Partido Conservador e próximo primeiro-ministro do Reino Unido.
Numa curta declaração após garantir a nomeação, Rishi Sunak afirmou que "o Reino unido é um grande país, mas enfrentamos desafios económicos profundos".
O sucessor de Liz Truss à frente do Governo britânico disse que a sua prioridade, nesta altura, é "unir o partido e o país" e ajudar a "construir um futuro mais próspero".
Promete trabalhar dia e noite para "entregar resultados" ao povo britânico.
"O maior privilégio da minha vida é poder servir o meu partido e o país", declarou o próximo primeiro-ministro do Reino Unido.
Rishi Sunak também deixou uma palavra de agradecimento a Liz Truss pelo seu esforço num contexto difícil, durante os 45 dias que esteve no cargo de primeira-ministra.
O antigo ministro das Finanças ganhou esta segunda-feira a corrida a líder do Partido Conservador e, por inerência ao cargo, ao cargo de próximo primeiro-ministro britânico.
Rishi Sunak, 42 anos, foi ministro das Finanças no Governo de Boris Johnson, durante o tempo de pandemia.
Será o mais novo da história recente e o primeiro britânico com ascendência indiana a assumir a liderança do Executivo.
É também uma das figuras políticas mais ricas do país, com uma fortuna que já foi avaliada em 730 milhões de libras (cerca de 830 milhões de euros).