Casal Clinton apoia Kamala Harris
21-07-2024 - 20:56
 • João Carlos Malta

Há um dia, o mesmo casal Clinton tinha feito saber que apoiava Joe Biden a continuar na corrida à Casa Branca.

Bill Clinton e Hillary Clinton apoiam uma futura candidatura presidencial de Kamala Harris, depois da desistência conhecida, este domingo, de Joe Biden. "Estamos honrados por nos juntar ao apoio à vice-presidente Harris e fazer o que pudermos para a ajudar", escreveram na rede social X.

Este apoio surge depois de um dia antes, o mesmo casal Clinton ter feito saber que apoiava a continuação de Biden como candidato democrata.

Já o também ex-presidente Barack Obama, um dos que mais se terá movimentado para o desfecho agora concretizado, escreveu uma mensagem longa de elogio a Joe Biden. No entanto, não faz nenhuma referência de apoio a Kamala Harris. O mesmo fez Nancy Pelosi, ex-presidente da Casa dos Representantes nos EUA e uma das figuras mais importantes do Partido Democrata. Pelosi, tal como Barack, fez saber que não defendia a continuação de Biden na corrida para a Casa Branca.

Voltando à mensagem dos Clinton, estes dizem que: "Vivemos vários altos e baixos, mas nada nos preocupa mais do que a possibilidade de Trump ter um segundo mandato". "Ele promete ser um ditador desde o início, e as recentes decisões do Supremo Tribunal apenas o reforçaram para rasgar a constituição", escrevem este domingo o casal.

Por isso, concluem que é tempo de "apoiar Kamala Harris e lutar com tudo o que temos pela sua eleição". E enfatizam: "O futuro da América depende disso".

Antes, na missiva, o casal Clinton elogiou o legado de Joe Biden pelo papel que teve na história recente dos EUA em que enfrentou uma "pandemia sem precedentes, criou milhões de empregos, e recuperou a economia".

Pelosi agradece a Biden

Na mesma rede social, o X, Nancy Pelosi escreveu que "o presidente Joe Biden é um americano patriota que sempre colocou o nosso país em primeiro lugar".

"O seu legado de visão, valores e liderança fazem dele um dos presidentes mais importantes da história americana", acrescentou.

"Com amor e gratidão ao Presidente Biden por sempre acreditar na promessa da América e dar às pessoas a oportunidade de alcançarem a sua realização. Deus abençoou a América com a grandeza e a bondade de Joe Biden", rematou.

Pelosi foi sendo descrita como uma das figuras que nos bastidores mais influencia exerceu para que Joe Biden tivesse de assumir a desistência da candidatura à presidência.

O Presidente dos EUA e até agora candidato dos democratas à eleição de novembro nos EUA, Joe Biden, anunciou este domingo, na rede social X, a desistência da corrida presidencial na qual enfrentava o republicano e ex-presidente, Donald Trump.

Numa carta aberta aos norte-americanos, na rede social X, Biden, de 81 anos, diz que apesar de ser sua "intenção alcançar a reeleição" é do "melhor interesse do meu partido e do país que eu saia e me concentre apenas nos meus deveres presidenciais até ao fim do mandato".

Num segundo tweet na mesma rede social, minutos depois, Biden diz que apoia a sua vice-presidente, Kamala Harris, para ser a candidata democrata às próximas eleições.