Luis Rubiales, ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), foi chamado a depor na sexta-feira, a propósito do beijo na boca alegadamente não consentido a Jenni Hermoso após a conquista do Mundial 2023.
Segundo o jornal "El País", o juiz Francisco de Jorge, instrutor da Audiência Nacional espanhola, marcou, esta terça-feira, a audiência de Rubiales para as 11h00 da próxima sexta-feira, 15 de setembro.
O Ministério Público espanhol indiciou Rubiales pelos crimes de agressão sexual e coação pelo sucedido a 20 de agosto, nos festejos da conquista do título de campeã do mundo de futebol feminino por parte da Espanha. Hermoso garantiu publicamente que o beijo não foi consentido.
Na sequência desse caso, todas as jogadoras que representaram a Espanha no Mundial anunciaram a renúncia à seleção a não ser que houvesse grandes mudanças na direção da RFEF. O selecionador, Jorge Vilda, foi despedido e, num excerto de uma entrevista divulgado no domingo, Rubiales anunciou a demissão do comando da Federação.