Barack Obama só chega ao Porto na sexta-feira, quando o ex-Presidente norte-americano vai visitar a Invicta para participar no Climate Change Leadership Summit. Contudo, já pode ver de perto o ex-líder dos EUA, em modo figura de cera, uma que vai estar exposta no Sea Life Porto até ao próximo dia 15 de julho, permitindo a todos os visitantes tirar “selfies” com o 44.º Presidente dos EUA.
O aquário do Norte do país quer chamar a atenção para o problema da conservação dos oceanos e, por isso, vai acolher a figura de cera de Obama do museu londrino Madame Tussauds.
“É uma pequena brincadeira para dar notoriedade ao evento, uma vez que o verdadeiro Obama vem falar do clima e que já falamos deste problema há algum tempo”, explica à Renascença Tiago Mogadouro, diretor de marketing do grupo Merlin Entertainments, que detém o Sea Life.
“O objetivo desta exibição não é ter mais visitantes, mas dar uma relevância diferente para estas duas semanas”, garante. Exibir a figura de cera do mediático Presidente norte-americano é mais uma forma de o aquário alertar os visitantes para o problema, bem como incentivar os mais jovens a não repetirem os erros das gerações mais velhas.
“Basta um gesto ou dois por dia e poderão ter impacto muito grande na vida das criaturas marinhas e, com isto, melhorar o nosso planeta”, acrescenta o diretor de marketing do grupo.
Durante os quinze dias da exposição, o aquário do Porto convite os visitantes a participarem numa série de outras experiências, como jogos de reciclagem, e a assistirem a filmes sobre a reconstrução de recifes de coral ou sobre as correntes de lixo nas Maldivas. Estas atividades contarão sempre com o olhar vigilante de um Obama de cera.