O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pode deslocar-se ainda esta semana a Bruxelas para uma reunião com os líderes da União Europeia.
Segundo o Financial Times, que avança a notícia, Zelensky deve discursar numa sessão especial do Parlamento Europeu, sinalizando, no entanto, que a visita poderá não se realizar por questões de segurança.
Já a RTP avança, citando três fontes europeias, que a visita terá lugar próxima quinta-feira.
O líder ucraniano recebeu na semana passada a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o chefe do Conselho Europeu, Charles Michel, em Kiev.
Questionado na altura, sobre uma possível visita a Bruxelas, o Presidente ucraniano não descartou essa possibilidade, mas admitiu riscos de segurança.
“Francamente falando, há grandes riscos se eu for a algum lugar. Isso é verdade”, disse Zelensky.
Os 27 líderes da UE reúnem-se em Bruxelas, na quinta-feira, e em cima da mesa de trabalho vai estar a Ucrânia, a migração e a resposta do bloco à lei de redução da inflação dos EUA.
Se o Presidente ucraniano for a Bruxelas, esta será a segunda vez que sai do país desde que a Rússia invadiu a Ucrânia. Em dezembro, Zelensky visitou os Estados Unidos e discursou ao Congresso.