Foi detetado em Portugal o primeiro caso da estirpe da Covid-19 identificada na África do Sul.
A informação foi avançada por João Paulo Gomes, investigador do Instituto Ricardo Jorge (INSA), esta sexta-feira, em declarações à RTP.
“Infelizmente, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge hoje mesmo detectou a presença da variante da África do Sul também em Portugal”, confirmou o cientista que coordena o estudo sobre diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal.
Para já, é o único caso identificado e, segundo João Paulo Gomes, é sul-africano residente em Lisboa, que terá chegado a Portugal pouco depois do Natal.
“O diagnóstico foi feito nos primeiros dias de janeiro” e a Direção-Geral da Saúde (DGS) está a realizar o rastreio dos contactos "para se quebrar a cadeia de transmissão”.
Em comunicado, o INSA frisa que "esta nova variante genética do SARS-CoV-2 tem sido assinalada pelas autoridades de saúde mundiais como merecedora de especial vigilância dado o seu elevado potencial de transmissão".
Contudo, "esta variante poderá ser menos reconhecida por alguns dos anticorpos gerados no decurso de uma infeção, suscitando naturalmente uma preocupação acrescida".