Álex Grimaldo quebrou o acordo que tinha com os dirigentes do Benfica, ao anunciar, a duas jornadas do fim da I Liga, que será jogador do Bayer Leverkusen, a partir da próxima época. Ao que a Renascença apurou, existia o compromisso do jogador de revelar a decisão sobre o seu futuro, só depois das contas do campeonato estarem fechadas.
Em primeiro plano teria de estar sempre presente a luta pela conquista do título, que ainda não está garantido, e só depois o anúncio público da sua saída. Grimaldo agiu à revelia desse acordo e, esta segunda-feira, foi oficializado como reforço do Leverkusen, até 2027.
Uma situação que surpreendeu a direção encarnada, que também foi apanhada de surpresa com as declarações do jogador, que está sob contrato com o Benfica, aos canais de comunicação do Bayer Leverkusen. A saída de Grimaldo, sabe Bola Branca, era um dado praticamente adquirido, após as tentativas de acordo para a renovação terem sido recusadas pelo lateral esquerdo, mas o compromisso do jogador com a equipa nunca esteve em causa.
Ninguém estava à espera desta posição do lateral, em semana de dérbi com o Sporting e sem que o campeonato esteja fechado, apesar da liderança e dos quatro pontos de distância para o FC Porto.
Ao que Bola Branca apurou, Grimaldo já tinha informado toda a estrutura da sua decisão, treinador e presidente incluídos, mas sempre alinhados relativamente ao "timing" do anúncio. O plantel do Benfica está de folga esta segunda-feira, volta na terça-feira aos treinos e, segundo apurámos, apesar da quebra do acordo existente, Grimaldo continuará a trabalhar com o grupo.
Nesta fase, no entanto, a duas jornadas do fim, com o título no horizonte, a estratégia do clube passa por concentrar toda a atenção na conquista efetiva do troféu e este anúncio, por parte de um elemento que tem sido influente na equipa de Roger Schmidt, não estava nos planos do clube.
Grimaldo está em fim de contrato com o Benfica, sai a custo zero, e assina até 2027 pelo Bayer Leverkusen. Os alemães estão no 7.º posto da Bundesliga e nas meias-finais da Liga Europa. Perderam o jogo da 1ª mão, com a Roma de José Mourinho, e voltam a defrontar os italianos na quinta-feira, para o jogo da 2.ª mão.
O Benfica está na frente do campeonato, com quatro pontos de vantagem sobre o FC Porto, quando há dois jogos por disputar. Os encarnados jogam com o Sporting, no próximo domingo, e recebem o Santa Clara, na última jornada da I Liga. O FC Porto desloca-se a Famalicão no sábado e termina a época com o Vitória de Guimarães, no Dragão.