J.K. Rowling, autora dos livros de "Harry Potter", nunca esteve na livraria Lello, no Porto, procurada por milhares de fãs precisamente pela suposta ligação à saga.
Esta quinta-feira, quando questionada, no Twitter, sobre um alegado "local de nascença" do famoso feiticeiro, a escritora britânica desabafou que devia fazer uma secção, no seu site oficial, sobre os pretensos locais que inspiraram os seus livros. Um dos exemplos que deu foi o da livraria Lello, no Porto.
"Por exemplo, eu nunca visitei esta livraria no Porto. Nem sabia, sequer, da sua existência. É linda e eu gostava de a ter visitado, mas não tem nada a ver com Hogwarts [escola de feitiçaria de 'Harry Potter']", revelou Rowling, sobre a centenária livraria portuense.
J.K. Rowling viveu no Porto entre 1991 e 1993, anos durante os quais começou a escrever "Harry Potter e a Pedra Filosofal", primeiro livro da saga. Segundo diz no próprio site, escreveu "o que se tornou o [seu] capítulo favorito" desse livro, "O Espelho de Erised".
A livraria Lello era, alegadamente, o local de inspiração da famosa escadaria mágica de Hogwarts e, por isso, recebe milhares de visitas de fãs da saga. Pelos vistos, a ligação a "Harry Potter" era mero rumor.