O avião presidencial de Lula da Silva sofreu uma falha técnica esta madrugada durante a descolagem, na Cidade do México. A aeronave esteve a sobrevoar o espaço aéreo do México, em círculos, durante mais de cinco horas para queimar combustível.
A Força Aérea Brasileira avançou, em comunicado, a resolução do problema técnico, mas que, de acordo com o protocolo, o gasto do combustível era essencial para uma aterragem em segurança.
O voo, que tinha como destino a cidade de Brasília, regressou ao aeroporto de origem e aterrou pelas 02h17 (hora portuguesa). Embora o pouso tenha sido feito em segurança, a FAB ainda não divulgou detalhes em relação ao problema técnico.
No vídeo divulgado pela página oficial do Governo do Brasil, que regista o momento da chegada de Lula da Silva ao Aeroporto Internacional Felipe Angeles, é possível ver que, entre os integrantes da comitiva, também estava a primeira-dama Janja da Silva.
Entretanto, o presidente e a sua comitiva já embarcaram num avião de reserva com destino à capital brasileira.
De recordar que o presidente brasileiro visitou o México para acompanhar a tomada de posse da nova presidente Claudia Sheinbaum.