Rui Águas. Braga em “melhor momento” visita Benfica com “maior responsabilidade”
04-05-2023 - 12:46
 • Pedro Castro Alves

Antigo avançado das águias e adjunto dos minhotos aponta o encontro de sábado como “decisivo”: uma vitória encarnada dá “quase 100% de certeza” no título, uma derrota empurra decisões para o dérbi com o Sporting.

Rui Águas, antigo jogador do Benfica, que passou também pelo Sporting de Braga como treinador-adjunto de Jesualdo Ferreira, reconhece que a equipa minhota chega ao Estádio da Luz em “melhor momento” de forma para o encontro da jornada 31, embora haja “maior responsabilidade” das águias.

“Há que reconhecer aquilo que o Braga vem mostrando e em que nível está. Defrontam-se num jogo extremamente importante para as duas equipas. Há maior responsabilidade para o Benfica, depois de um trajeto quase imaculado e que se alterou completamente, algo que afeta muito as equipas”, diz, em Bola Branca.

Para o antigo ponta de lança das águias, uma vitória no jogo de sábado quer dizer “quase 100% de certeza” que o Benfica será campeão. Por outro lado, qualquer outro resultado dá uma relevância ainda maior ao dérbi com o Sporting, na penúltima jornada.

“Uma vitória manteria uma distância de segurança que lhe permitiria ser campeão. Não acontecendo, o dérbi ganha uma importância decisiva e realça a rivalidade eterna com o Sporting”, antevê, em entrevista à Renascença.

O encontro em Lisboa será a terceira vez que águias e guerreiros se defrontam em 2022/23, com supremacia minhota nos dois outros encontros. Para Rui Águas, a vitória por 3-0 na primeira volta e a eliminação na Taça de Portugal serão utilizadas “na comunicação” e preparação para o jogo de sábado.

“É natural que se puxem as coisas positivas, lembrando que cada jogo tem o seu caminho. O momento é este e é decisivo para Benfica e Braga, pelo que acredito que seja intenso, tático e nervoso”, antecipa.

Schmidt não é inocente do momento da equipa

Rui Águas não iliba o treinador do Benfica de responsabilidades sobre o período de menor rendimento da equipa.

A Bola Branca, o antigo avançado aponta o dedo ao técnico alemão, embora o futebol seja “o resultado de uma série de fatores”, depois de Manuel José ter acusado a equipa de falta de “caráter e personalidade”.

“O líder tem muita influência naquilo que a equipa vai fazendo. Por um lado, tem-se elogiado a maneira como Schmidt falou e a equipa jogou, mas também se pode discutir a forma como o plantel tem sido gerido”, aponta.

O Benfica-Sporting de Braga, da 31ª jornada da I Liga, joga-se este sábado, às 20h30, no Estádio da Luz. Os encarnados lideram a classificação com 77 pontos, mais seis que os minhotos, que ocupam o terceiro lugar. O encontro tem relato na Renascença e acompanhamento, ao minuto, em rr.sapo.pt.