Incêndios. Governo está a avaliar “situação de alerta”
06-08-2023 - 19:45
 • Ricardo Vieira

O dispositivo mobilizado para a Jornada Mundial da Juventude não prejudicou o combate aos incêndios, garante a secretária de Estado da Proteção Civil.

O Governo está a avaliar a declaração da “situação de alerta” devido ao risco de incêndio e de altas temperaturas nos próximos dias, admitiu este domingo a secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar.

O dispositivo mobilizado para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) não prejudicou o combate aos incêndios, declarou a secretária de Estado, em conferência de imprensa.

Quatro localidades foram evacuadas, "por precaução", este domingo devido ao incêndio que lavra desde a tarde de sábado numa zona de mato e pinhal na freguesia de São Teotónio, no concelho de Odemira (Beja), indicou a Proteção Civil. No terreno estavam, pelas 20h00 deste domingo, 500 operacionais, apoiados por 171 viaturas e 10 meios aéreos.

O incêndio, que deflagrou na sexta-feira nos concelhos de Castelo Branco e Proença-a-Nova, entrou este domingo em resolução.

“O incêndio estar em resolução não é igual a estarmos todos descansados. Há muito trabalho de consolidação do perímetro do incêndio, que tem 60 quilómetros. Há muitas zonas quentes”, disse em conferência de imprensa José Guilherme Marcos, 2.º comandante da Proteção Civil regional.