O papa Francisco convidou oito sem-abrigo para tomar o pequeno-almoço no dia em que comemora o 80º aniversário. Sentou-se com eles e conversou com cada um. No final da refeição, o Papa ofereceu a este pequeno grupo uns doces típicos argentinos.
Antes, os oito sem-abrigo de várias nacionalidades ofereceram ao Papa três ramos de girassóis.
Duas mulheres e seis homens que dormem nas ruas à volta do Vaticano e usam os duches que Francisco mandou instalar junto à Colunata da Praça de São Pedro, foram à Casa Santa Marta, dar-lhe os parabéns e oferecer os coloridos girassóis.
Para assinalar os seus 80 anos, Francisco também decidiu enviar um bolo de aniversário para todas as cantinas que, em Roma, servem refeições aos sem-abrigo e mandou distribuir aos que usam os dormitórios da cidade, um envelope com um cartão de Natal e um pequeno presente.
Homília e velhice
Durante a manhã de sábado, Francisco realizou a celebração da Missa na Capela Paulina do Palácio Apostólico do Vaticano, às 08h00 de Roma e prossegue com a habitual agenda de encontros.
A celebração conta com a presença dos cardeais residentes em Roma.
Na homilia, o Papa sublinhou a importância de conservar a "graça da memória", mesmo dos momentos mais difíceis, com confiança na presença de Deus.
No fim da celebração, Francisco agradeceu a presença dos cardeais e confessou que, nos últimos dias, tem pensado na "velhice" e desejou que, para si, também seja "sede de sabedoria" e de "esperança".
"Rezai para que a minha [velhice] seja assim, tranquila, religiosa e fecunda. Também alegre. Obrigado", concluiu.