A Eslováquia e a Hungria garantiram, esta quinta-feira, a qualificação para a fase final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e aumentam para 11 o número de seleções já apuradas para a competição que vai decorrer na Alemanha.
A jogar em casa, a Eslováquia venceu a Islândia por 4-2, num jogo em que sofreu um golo aos 17 minutos, apontado por Orri Oskarsson, mas conseguiu dar a volta com tentos de Kucka, (30), Ondrej Duda (36, de penálti) e Haraslin (47 e 55), com os islandeses ainda a reduzirem por Andri Gudjohnsen (74).
Com este resultado, os eslovacos garantem o segundo lugar do Grupo J e vão acompanhar o líder Portugal rumo à fase final do próximo Europeu, que se realiza na Alemanha, de 14 de junho a 14 de julho de 2024.
A Eslováquia é segunda no grupo, com 19 pontos, a oito do líder Portugal (27), enquanto o Luxemburgo é terceiro com 14, seguindo-se a Islândia com 10, a Bósnia com nove e o Liechtenstein ainda sem pontos somados, a uma ronda do fim.
Os eslovacos garantem a terceira presença consecutiva numa fase final de um Europeu, depois de 2016 e 2020, e têm como melhor resultado a disputa dos oitavos de final em 2016, sendo eliminados pela Alemanha.
Também a Hungria garantiu a qualificação para o Euro 2024.
Os húngaros empataram 2-2 na visita à Bulgária e garantiram já um dos dois primeiros lugares do Grupo G, num jogo em que se adiantaram com um golo de Martin Adam, aos 10 minutos, mas permitiram a reviravolta, por intermédio de Spas Delev, aos 24, e Despodov, aos 79, de penálti, mas conseguiram chegar ao empate com um autogolo de Petkov, aos 90+7.
Com este resultado, a Hungria lidera o grupo com 15 pontos em sete jogos, enquanto a Sérvia tem 13 e Montenegro oito, com menos um jogo disputado, seguindo-se a Lituânia com seis e a Bulgária com três.
Para além da Eslováquia e Hungria, estão também já apurados a Bélgica, França, Espanha, Escócia, Turquia, Áustria, Inglaterra, Portugal e a anfitriã Alemanha.