Rúben Amorim, treinador do Sporting, não esquece a goleada sofrida frente ao LASK Linz no dia em que os leões regressam à Áustria para arrancar a fase de grupos da Liga Europa.
Em declarações à Sport TV, o técnico assume que, para a equipa técnica, "o LASK foi ontem".
No arranque da época 2020/21, que culminou com a conquista do título nacional, o Sporting caiu no "play-off" da Liga Europa com uma goleada, em Alvalade, frente aos austríacos do LASK, por 4-1.
"Espero o mesmo perigo do LASK, uma equipa que pode chegar à baliza muito rapidamente se não levarmos o jogo a sério. Esse jogo está bem presente na cabeça", recorda.
Amorim traça o objetivo de vencer o grupo. "Queremos o primeiro lugar, mas não sabemos o que vai acontecer. É um grupo equilibrado e há qualidade em todas as equipas. Não vamos facilitar um milímetro. Temos de jogar de forma diferente do campeonato e estamos preparados para isso", diz.
O treinador dos leões garante que não vai subestimar nenhuma equipa do grupo, como fizeram com o Sporting na Liga dos Campeões: "Olhando para o histórico, dizem que os favoritos somos nós e Atalanta, mas também olhavam para nós assim na Liga dos Campeões e num dos anos fomos em frente. Não vou fazer o que nos fizeram a nós. Podemos perder qualquer jogo, como podemos vencer todos".
Questionado se o Sporting pode vencer a Liga Europa, Amorim remete para a consistência em todas as provas.
"É importante estar na luta pelo título e estar bem na Europa. Só estar bem na Europa não me diz nada porque são eliminatórias. Queremos consistências, queremos melhorar. Somos candidatos a vencer qualquer jogo. Há clubes com outra dimensão e história", analisa.
Campeonato prioritário "só em casos físicos"
Rúben Amorim pode aproveitar a Liga Europa para fazer a gestão de alguns jogadores mais utilizados, mas o técnico garante que só dará prioridade ao campeonato em casos de problemas físicos.
"Não chamo assim [prioridade]. Se tiver alguma dúvida física, aí vou dar prioridade ao campeonato, mas não havendo problemas vamos usar o plantel. Temos jogadores para isso e para ir mudando mediante os jogos", analisa.
St. Juste continua fora das opções por lesão, mas Rúben Amorim não esclarece qual e não confirma que é no joelho.
"Jogará quando estiver a 100% e preparado. Não me vou alongar muito, está a recuperar de um problema físico, mas não quero estar a especificar o que tem. Outros jogadores também têm dificuldades, acotnece em todos os clubes. O St. Juste é mais falado porque é um grande jogador e faz falta. Vai recuperar e ajudar a equipa", termina.
O Sporting arranca a fase de grupos da Liga Europa em casa do Sturm Graz, esta quinta-feira às 19h00, com relato e acompanhamento ao minuto em rr.pt.