Marco Paulo. As reações à morte do cantor que não deixou "ninguém, ninguém" indiferente
24-10-2024 - 12:20
 • Renascença

Autor de êxitos como "Maravilhoso Coração" e "Eu Tenho Dois Amores" morreu aos 79 anos.

Marco Paulo morreu esta quinta-feira, aos 79 anos, vítima de cancro. O estado de saúde do cantor tinha-se agravado nas últimas semanas.

Nas últimas horas foram várias as figuras conhecidas do grande público que reagiram à partida do artista e quiseram prestar a sua última homenagem.

Numa nota oficial, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz ter recebido "com pesar" a notícia do falecimento de Marco Paulo, lembrando que este esteve "presente na vida musical portuguesa" ao longo de várias décadas.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, também já reagiu à partida do cantor popular. Na rede social X, refere-se a Marco Paulo como uma "grande referencia da cultura", deixando "um legado musical marcante que atravessa gerações".

Daniel Oliveira, diretor de programas da SIC, recordou Marco Paulo através de um texto nas redes sociais. Relembrou o sucesso do cantor, que queria "ser gostado", e destaca a sua vontade de trabalhar "até ao fim", tanto na música como na televisão. "Uma palavra para os seus mais próximos, que tudo fizeram até ao último momento para que fosse em paz o seu Maravilhoso Coração", diz.

Cristina Ferreira publicou uma fotografia com o cantor durante uma das suas visitas ao extinto "O Programa da Cristina", da SIC. "Deixa as canções mais emblemáticas", afirma a apresentadora da TVI, que recorda Marco Paulo como "um dos maiores artistas" em Portugal.

"Que triste estou com a tua partida", partilha a também apresentadora Teresa Guilherme numa publicação no Facebook. A comentadora agradece a Marco Paulo por toda a sua dedicação e amor ao público e relembra que as suas canções "serão eternas".

A notícia foi avançada por volta das 8h30 da manhã. Nessa altura, estava no ar o programa "Alô Portugal", da SIC, apresentado por José Figueiras e Ana Marques. A apresentadora abandonou o direto no momento em que o colega avançou com a notícia da morte de Marco Paulo. A emissão foi para intervalo e o programa seguiu com apresentação a solo de José Figueiras.

De recordar que, desde 2022, a apresentadora trabalhava em dupla com o cantor no programa "Alô Marco Paulo" e, desde essa altura, criaram uma relação de amizade.

Manuel Luís Goucha fez uma publicação dedicada ao artista, onde o lembra como "um cantor que nunca foi de modas", como o próprio referia. "Marco Paulo fugiu hoje do olhar de quem lhe era próximo, mas como artista a sua voz não se extingue", afirma o apresentador.

Tânia Ribas de Oliveira também quis prestar a sua homenagem ao cantor. "Todos os aplausos de pé para quem viveu uma vida inteira para o seu público", diz a apresentadora da RTP, numa publicação com algumas visitas de Marco Paulo aos seus programas.

"Serás eterno". Mónica Sintra dedicou algumas palavras ao cantor, com quem se cruzou várias vezes no programa "Alô Marco Paulo".

O cantor, que partiu esta quinta-feira, foi recentemente homenageado na edição deste ano dos Globos de Ouro.