Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Um total de 4.534 profissionais de saúde foram vacinados até às 21h00 de domingo, primeiro dia da megaoperação de imunização em Portugal. O número foi avançado pelo secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, à SIC Notícias.
A vacinação arrancou este domingo em cinco centros hospitalares de Porto, Lisboa e Coimbra. Diogo Serras Lopes considera que este é um "excelente resultado para um primeiro dia".
"O primeiro dia de vacinação correu muito bem. Foi um dia cheio de alegria e de um início de um caminho que é de esperança pela chegada desta vacina”, afirma o governante.
Diogo Serras Lopes adianta que os cinco centros hospitalares que foram selecionados “para esta dose simbólica de 9.750 vacinas responderem todos muito bem e não há qualquer ocorrência reportada”.
O secretário de Estado admite que, tendo em conta a dimensão da operação de vacinação, é normal que surjam problemas pontais nesta primeira fase.
"No geral as pessoas foram vacinadas com toda a tranquilidade, os registos foram feitos em sistema e para primeiro teste diria que o dia correu muito bem", sublinhou.
Nestas declarações à SIC Notícias, Diogo Serras Lopes garantiu que os profissionais de saúde do setor privado vão ser vacinados contra a Covid-19 durante a primeira fase. O processo de identificação ainda está a decorrer.
"Naturalmente a identificação dos profissionais de saúde prioritários no Serviço Nacional de Saúde é mais célere porque é um sistema que é mais organizado e mais conhecido, mas estamos a trabalhar para a identificação desses profissionais do sector privado e serão vacinados nesta primeira fase", assegurou o secretário de Estado da Saúde.
A vacinação contra a Covid-19 arrancou este domingo em Portugal e na generalidade dos países da União Europeia.
O primeiro a ser vacinado foi o médico António Sarmento, diretor do Serviço de Infecciologia do Hospital de São João, unidade que recebeu o primeiro caso de Covid-19 em Portugal, no início do mês de março.
Aos 65 anos de idade e cerca de 40 de profissão, o infecciologista disse estar “confiante e otimista”.
O primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 foi um "sucesso", mas as medidas de segurança vão continuar elevadas, afirmou este domingo o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário de São João, Fernando Araújo.
Outros dos locais de vacinação foi o Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN). "Sinto-me quase como se fosse o primeiro homem a pisar a Lua, começar a vacinação é um grande feito”, disse à Renascença a enfermeira Sónia Frias - um dos 70 profissionais envolvidos em todo o processo de vacinação - depois de dar a primeira vacina à médica cardiologista Manuela Fiúza.