Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
"Apenas um descuido e tudo voltará a parar". Esta é a mensagem transmitida por um vídeo divulgado pela região italiana de Veneto e que se começou a espalhar pelo país.
Apresentado pelo governador Luca Zaia, o vídeo pretende consciencializar as pessoas – e os jovens, em especial – sobre a importância de respeitar as regras para conter o novo coronavírus.
As imagens mostram muitas pessoas a divertir-se na rua, a beber e conviver, cumprimentando-se com beijos e toques físicos, revelando atitudes “de leveza” face ao momento que o mundo vive.
As mesmas imagens são justapostas às de doentes com Covid-19 hospitalizados e intubados. "Happy hour?", questiona-se no fim.
“A Covid-19 combate-se nos hospitais. Mas, sobretudo, lá fora”, ouve ainda no vídeo.
Itália foi primeiro o epicentro da pandemia na Europa e conta hoje mais de 239 mil casos da doença. O número de mortos está nos 34.675 e o número de recuperados ultrapassa os 186 mil – o que cifra o número de casos ativos em 18.303.
A região da Lombardia foi a primeira a ser afetada pelo novo coronavírus e é ainda a que regista mais casos, embora tenham vindo a diminuir.
Depois da tendência de descida, Itália voltou a registar um ligeiro aumento de infeções. Tal como noutros países, o desconfinamento levou as pessoas a regressar aos convívios, muitas vezes sem respeito pelas regras básicas de proteção e segurança recomendadas pelas autoridades de saúde para conter e combater a pandemia.
Também em Portugal, os convívios e festas começaram a ocorrer e Lisboa, onde o surto está mais ativo, lançou uma campanha dirigida aos jovens.