“It´s Our Problem”. Jovens do Porto criam organização de apoio aos refugiados
24-09-2015 - 12:47
 • Redacção

Grupo de amigos decidiu angariar produtos para os migrantes da Síria e países vizinhos. Recolha, em quatro pontos do Grande Porto, será feita até 3 de Outubro.

Com a missão de angariar ajuda alimentar, cobertores e roupa para os refugiados do Médio Oriente e do Norte de África, quatro amigos do Porto juntaram-se para criar a organização “It´s Our Problem”.

Uma das mentoras do projecto, Sara Fidalgo, diz que tudo começou no Grande Porto, mas que o objectivo é alargar os locais de recolha de bens.

“Temos quatro pontos de recolha: na Igreja da Areosa, na Junta de Freguesia de Espinho, na Maia e em Famalicão. Agora estamos a tentar ter um em Caminha”, disse Sara Fidalgo à Renascença.

O desafio maior da organização, explica a mentora da organização “It´s Our Problem”, passa por fazer chegar esses produtos aos campos de refugiados: “Estão a fechar fronteiras em todo o lado. Estão a utilizar a força na Hungria para impedir a entrada das pessoas. Neste momento, interessa-nos fazê-los chegar a alguém”, descreve.

Este grupo de amigos decidiu criar o projecto por achar que a crise dos migrantes “é um problema de todos”. Tem a esperança que as pessoas em geral, e não só as autoridades, possam contribuir para esta causa. “Pensámos no que podíamos fazer. Duas pessoas quiserem logo ir para o terreno, mas isso não foi possível, porque temos trabalho, famílias e responsabilidades. No entanto, achamos que é possível juntar a solidariedade no Norte do país”, diz Sara Fidalgo.

A recolha dos produtos será feita até 3 Outubro. O período poderá ser alargado mais uma semana, caso a oferta de bens se mantenha significativa.